02/10/2009

Roma - ITA

Eis aqui um outro caso raro de time vitrine com uma segunda faixa de cor em acrílico. Um botão em vermelho escuro com uma faixa de 1mm em alaranjado contornando toda a vitrine.Este é um time meu, encomendado e imaginado por mim desde antes mesmo de existir. Lembro-me que quando eu o encomendei, outros times vieram juntos e dentre todos eles este foi o que bati o olho e detestei. Tá bem, hoje não detesto mais o time, que rapidamente se tornou meu time de jogo – e diga-se de passagem, o melhor time que já tive em minhas mãos – 14 títulos até agora em 2009. Mas a verdade é que assim que vi o botão fiquei desapontado. Talvez não porque ele fosse feio, mas porque era o projeto em que eu depositava maior expectativa e não gostei da combinação de cores (os tons não conferiam com o que eu combinara com o meu fornecedor).
A partir dessa leitura, já parti da premissa de que a arte para essa Roma deveria ser uma arte “reparadora” antes de mais nada. Ou seja, não poderia ser um trabalho qualquer. Teria de especial o bastante para chamar todas as atenções para dentro da vitrine, ofuscando assim a difícil relação de cores que tinha se configurado no botão.
Depois de muito pesquisar camisa, fotografar detalhes, trabalhar com fontes, transparências, efeitos de wrap, deform, reverse emboss, seal e principalmente de flashlight e spotlight, cheguei a um resultado que muito me agradou. Depois de definir esse design, apliquei um ajuste final no brilho e saturação aproximando ao máximo as tonalidades de vermelho e alaranjado da arte às cores do acrílico com o objetivo de tornar o projeto mais coeso e harmônico. O resultado foi o mais bem-sucedido possível. Um dos grandes trunfos que carrego sobre esse trabalho é o fato de que é um time sem emblema. Optei por valorizar as cores e a camisa do time (uma das mais belas do futebol mundial) em detrimento do uso do escudo do time. E mesmo assim, ninguém nunca teve dúvida de que se tratava da Roma – tamanha a identidade que o projeto preserva de ligação com as características do clube italiano.
Hoje tenho enorme carinho pelo time, afinal já são meses de convívio vitorioso sobre as mesas e o resultado (da arte) foi satisfatório a meu ver, contudo, confesso que às vezes ainda me pego imaginando como seria esse time se as cores do acrílico fossem as que eu escolhi quando encomendei o time ao fornecedor.

Fichamento:
.......................
Fabricante de material: Lima Botões
Arte: Jepherson.com
Lançamento: novembro de 2008
Dono: Jeferson Carvalho
Avaliação técnica: 9,5
Nota jurada: 6,0/8,5/9,0/9,5/9,0(parciais) 8,8 (média)
Average: 9,1

7 comentários:

  1. Prezado Jeferson,
    Alguma notícia do Real Boa Viagem para mim?
    Não estou conseguindo contato com você pelo jepherson.com.
    Desculpe-me por estar utilizando este espaço.
    Abraços,
    Armando
    www.armando.pordeus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. mais um belo time confeccionado por vc jeferson. esse time tem historia campeao e mais campeao...grande abraço.

    precisamos atualizar aki heim...rsrssrs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Julio,
    Eu realmente tive de arrumar esse time...
    porque quando olhei pra ele (assim que chegou) o achei muito feio.
    rsrrsrss
    Olhando agora nem parece, não é mesmo??

    Sim, precisamos atualizar mais vezes aqui o Blog. Mas às vezes tenho de escolher entre atualizar o blog ou atender meus clientes.
    Amigo, se vc tivesse noção de o quanto tenho trabalhado.
    rsrrsrss
    Um grande abraço e obrigado pelo carinho.

    ResponderExcluir
  4. Jeferson, gosto demais desse blog por isso: cada vez que entro aqui tenho uma novidade e uma maravilha para deleite dos meu olhos.
    Você conseguiu dar um banho de arte e criatividade nessa Roma que me fez aqui ficar boquiaberto. Parabéns para você é pouco, amigo.
    Olhe que por essas bandas do Brasil você já está bem conhecido. E muito merecido, afinal, GRANDE ARTISTA, assim mesmo, grafado com letras maiúsculas, lhe define muito bem.
    Acabei de receber aqui dois times decorados por vc, inclusive um está no site, no caso as seleçÕes brasileiras do Paulinho Baby de Sampa. A amarela e a azul. Fiquei apaixonado pelos times. Nós, botonistas, devemos muito a vc pelo fato de colocar arte/beleza nas mesas. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Adolfo, seus comentários me envaidecem. Que bom que é contar com sua presença sempre aqui no blog e com seus carinhosos elogios.
    Sucesso com os times novos aí.
    Grande abraço pra todos aí de Recife-PE

    ResponderExcluir
  6. laercio -laercio.benazzi@bol.com.br26 de outubro de 2009 às 12:16

    Ola,eu achei que faltou alguma "coisinha" a mais que identificasse com a roma,talvez embora o "kappa" é bater o olho e saber que é a roma.tenho observado seus trabalhos e o que gosto muito é que não tem trabalhos repetidos!parabens

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Laércio pelos elogios.
    Pois é, eu realmente sofri bastante até chegar a esse design. Como explico no texto explicativo do processo de criação, eu queria uma arte menos óbvia - por isso optei pela supressão do emblema da Roma. É evidente que havia inúmeras outras opções, mas essa me pareceu a melhor naquele momento. Vc sabe, design também é momento. Depende do que tem visto muito, às vezes vc cria uma certe aversão a certos traços de design que se tornam muito batidos pela extrema repetição. Design é sempre uma espécie de fuga do comum, da repetição, do óbvio. Enfim...
    Valeu pelo coment.

    ResponderExcluir