26/11/2009

Colo-colo - CHI (ainda não-avaliado)


A arte que os amigos vêm na imagem acima foi-me encomendado por Fernando Mazini que geralmente faz bastantes inferências no projeto e gosta de não apenas opinar mas dar rumos e contornos bem delineados aos trabalhos. Demorou bastante para ele decidir que estes botões seriam decorados em referência ao Colo-colo campeão com o lendário elenco que conquistou a única libertadores da história do Chile na década de 90. No entanto, após decidido, isto, apresentei-lhe 6 projetos que ele prontamente refutou (como de costume) rsrsrrss. E me disse em linha sgerais o que desejava para o time. Disse-me que queria uma arte mais conceitual em que os elementos não ficassem dispostos da mesma forma que ficam na camisa. Enfim, meu trabalho foi mais o de executor do projeto e não propiamente de conceptor. Claro, houve trabalho e conhecimento técnico aplicados (sem os quais certamente seria impossível tornar exequivel o projeto) como a vetorização do emblema - condição si ne qua nom para a aplicação dos efeitos 3D no mesmo e o tramento da imagem nas proporções solicitadas por ele. Enfim... ossos do ofício. Fico feliz em ter chegado a um nível de domínio dos softwares de tratamento de imagem (tanto vetorial quanto em bitmap) que me permite hoje atender da forma mais profissional possível todos aqueles que procuram os meus serviços. É evidente que como amante do design e do bom gosto, não me furto de dar certos palpites -visando o bem do projeto - e vejo que seria muito egoísmo da minha parte usar este meu talento apenas para dar contorno aos meus "sonhos". Creio que meu maior aprendizado neste tempo trabalhando com algo que aproxima-se tanto das Artes é o respeito à diversidade de opinião de gostos de ótica, de opinião.
O trabalho com arte exige uma boa dose de humildade e relativização. Como preconizam algumas correntes artísticas mais modernas, o conceito de belo caminha ao passo que caminha o homem - e oscila por sua história, pelas histórias com as quais ele cruzou a sua e pela forma com que foi capaz ou não de interagir com as diferenças observadas ao longo dessas experimentações ... ou como dizia Deolinda, minha avó numa versão mais didática: "Quem ama o feio, bonito lhe parece". rsrsrs. Tá aí... dedico este projeto à minha avó Deolinda, que tem a simplicidade dos humildes e os conselhos de um sábio. Beijo, Vó Linda.
Parabéns Fernando pelo belo projeto. Os times em acrílico branco com arte predominantemente branca me agradam muito.

Fichamento:
.......................
Fabricante de material: Lima Botões
Arte: Jeferson Carvalho
Lançamento: novembro de 2009
Dono: Fernando Mazini (Londrina-PR)
Avaliação técnica: sn
Nota jurada: sn/sn/sn/sn/sn (parciais) sn (média)
Average: sn

5 comentários:

  1. Outro time que tive o prazer de ver ao vivo e posso afirmar que é maravilhoso!!
    Também mais um caso em que "menos é mais"... simples, como eu gosto e perfeito.
    Parabéns Jeferson e Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Vendo pessoalmente é ainda mais bonito, pois o branco, impresso com arte metalizada, fica parecendo PEROLADO, o que dá um efeito muito legal ao time.
    Bela escolha Fernando ! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu marco Antônio e Alexandre.
    É verdade amigos, em design, quase sempre menos é mais... rsrrss
    a riqueza geralmente fica nos detalhes e nos cuidados com acabamento.

    ResponderExcluir
  4. Jeferson, lendo seu depoimento posso lhe afirmar com um pouco da experiência que adquiri na minha vida profissional e pessoal: em tudo na vida, na arte não é diferente, fundamental é relativizar conceitos. Isso, contudo, não significa dizer que a sua opinião não deva ser preservada. Jamais. As vezes, por isso mesmo, o amadurecimento da idéia e execução dependem de uma boa conversa com o contratante. Belíssimo time. Também sou fã dos times brancos e essa suavidade que eles exibem sobre a mesa. Parabéns é pouco para suas artes. Sucesso, amigo.
    Adolfo

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns ao amigo Jeferson pela arte e ao Fernandão pela aquisição deste lindo Colo Colo que sou fã, ficou muito bonito mesmo.
    Grande abraço,
    Ferreirinha.

    ResponderExcluir