13/03/2010

Manchester United - ING (ainda não-avaliado)

Meses atrás desenvolvi o Bayern (dourado), exposto hoje no cabeçalho do blog. O modelo causou ótima impressão junto aos que acompanham o Vitrine do Botão e inspirou a criação de inúmeros outros projetos com características semelhantes. No entanto, sempre fiz uma importante ressalva junto aos contratantes das artes que pediam modelos com aquela projeção maior do emblema (aplicada como uma espécie de primeiro plano) - sempre alertava para o perigo de estar desenvolvendo um projeto com 2 elementos "redundantes" por assim dizer.
Parece-me bastante insosso uma arte com 2 emblemas iguais. Confesso que por insistência de alguns clientes cheguei a cometer tal impropriedade em um ou outro projeto.
Ora, o amigo que lê este post pode estar se perguntando: mas o Bayern tem 2 emblemas, não é redundante? Certo, na definição vernacular de redundância, sim. Mas estou falando de redundância no sentido visual. Perceba-se naquele projeto que, num primeiro contato visual, na enxergamos 2 emblemas idênticos, dos elementos que se evocam (visualmente falando). Isso porque o emblema maior, em projeção, é tratado com um efeito vítrio/dourado... e isso o desloca do lugar comum, descaracterizando-o pela supressão das cores originais, mantidas no emblema menor (à direita).

Silver Devils?

Por conta disso tenho preconizado algumas soluções para um uso mais "racionalizado" deste recurso tão apreciado por todos. Além da possibilidade que acabo de citar (descaracterizar o emblema mediante a aplicação de efeitos), uma outra bela hipótese da qual tenho lançado mão é a que se vê nesse projeto do Manchester United desenhado para Ernani Grossi.
A opção foi vetorizar um dos elementos da composição do emblema - o famoso "demônio" - marca registrada do clube inglês - e a este imprimir algum efeito.
Em função da cor do botão e do fundo da arte (azul) a escolha foi pela cor/reflexo prateado e o efeito escolhido foi o relevo de bevel esquinado. Isso me permitiu incorporar numa peça só o arco que contorna toda a vitrine e o demômio prateado, aferindo um ar mais harmônico à composição. No resultado, chama atenção sobretudo o contraste entre azul e prata. E lógico, nada de redundância, pelo menos desta vez. Quero aqui externar o meu agradecimento ao amigo Ernani pela liberdade que sempre me dá quando me contrata para desenhar projetos para os seus times.

Fichamento
.......................
Fabricante de material: Lima Botões
Arte: VITRINE DO BOTÃO
Lançamento: Janeiro de 2010
Dono: Ernani Grossi(Londrina-PR)
Avaliação técnica: sn
Nota jurada: sn/sn/sn/sn/sn (parciais) sn (média)

4 comentários:

  1. Arte linda realizada pelo grande artista que é você, Jeferson, e seguindo o bom gosto do amigo Ernani.

    Porém, atualmente esse time está nas mãos do meu filho, Arthur, aqui em Curitiba e já estreiou na 2ª Etapa da nossa Liga, com duas vitórias e fazendo gols em todos os jogos. Meu filho é apaixonado pelo time e todos aqui elogiam muito essa arte conceitual, como tinha que ser mesmo e é com todas as artes feitas pelo Jeferson. Cada vez melhor, amigo.

    Linda mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo carinho de suas palavras Marcão. Este time é realmente muito bonito sobre a mesa. Mande um super-abraço pro Arthur, seu pequeno Usein Bout. Muitos gols pra ele!

    ResponderExcluir
  3. Jeferson, seu trabalho é muito bonito. Vi uma reportagem sobre o seu trabalho e fiquei fascinado...tenho um blog em que posto escudos que desenvolvo....tembem faço botoes, mas é para uso proprio...vou inclui-lo nos blogs que recomendo....o endereço do meu blog é sandesignarts.blogspot.com Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jonathas,
    Agradeço às suas palavras elogiosas ao meu trabalho e o carinho dispensado ao Vitrine do Botão.
    Visitei o seu blog e sou obrigado a dizer que seus trabalhos são indubitavelmente dotados de extremo bom gosto. Meus parabéns.
    Se precisar de alguma coisa coloco-me desde já à disposição e vamos trocando experiência aí.

    Um grande abraço
    Jeferson Carvalho
    VITRINE DO BOTÃO

    ResponderExcluir