29/11/2009

Avai - BRA (ainda não-avaliado)


Aproveitando o ensejo, já que acabei de expor um time do Sport de Recife desenhado sob encomenda para um contratante lá mesmo de Pernambuco, resolvi trazer para os amigos e fãs do Vitrine do Botão um outro time desenhado para atender a um contratante de outro estado. Este Avai foi desenhado para Mario Schumacher, um amigo botonista de Joinvile-SC, cidadão dos mais elegantes e corteses desse meio.
Como briefing Mario me sugeriu apenas que houvesse uma fidelidade às faixas da camisa e salientou que era fã de artes com emblemas grandes. Como pode-se ver na arte, orientações estas que segui à risca. Portanto, o que tem de “meu” efetivamente nesta arte é...
A- O trabalho com a texturização de malha esportiva que sofisticou o fundo que corria o risco de ficar simples demais (só com as faixas).
B- O contorno em azul mais escuro ao redor da vitrine a fim de delinear a arte e valorizar a relação do azul da arte com o azul do acrílico (conceito de harmonia monocromática)
C- O rigor no tratamento da saturação do azul nas faixas da arte – visto que era imperioso que a tonalidade do azul das faixas e o azul do acrílico fossem a mesma.
Quanto a este último item, só foi possível porque pude cuidar pessoalmente de todo o processo – do desenho à impressão (que se deu em off-set metálico com laminação brilhante em 300 dpi).
Sempre tive muitos motivos para ser grato ao futebol de mesa – fora as horas de lazer e o prazer enorme que já se encerra em sua prática, agora através do Vitrine do Botão ele me oportuniza algo ainda mais gratificante e incomensurável... que é a oportunidade de conhecer e ser conhecido por pessoas com as mais diferentes paixões, torcidas, sensos estéticos – pessoas, por vezes, de lugares que em que jamais tive o prazer de visitar como Pernambuco, Bahia, Amazonas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais. Nesse curto tempo de vida do blog pude atender amigos de muitos, de perto, de longe, botonistas de outras modalidades, botonistas que nem jogam competitivamente, mães presenteando filhos, amigos querendo presentear amigos, filhos presenteando pais. Pessoas que nem jogam futebol de mesa.
Enfim, os contatos, o carinho recebido pelo meu trabalho, e a demanda crescente pelos botões do modelo Vitrine são confirmações contundentes da abrangência do sucesso obtido por este modelo que agregou valor e revolucionou a prática do nosso esporte.
Fichamento:
.......................
Fabricante de material: Lima Botões
Arte: Jeferson Carvalho
Lançamento: novembro de 2009
Dono: Mario Schumacher (Joinville-SC)
Avaliação técnica: sn
Nota jurada: sn/sn/sn/sn/sn (parciais) sn (média)
Average: sn

8 comentários:

  1. Gostei muito deste time pelo toque do detalhe dos furinhos da camisa, não sei ao vivo mas por aqui até parece que é o tecido.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Ernani, muito bem notado...
    essa textura de malha deu um ar de realismo à arte - verdadeiramente lembra em muito a malha da camisa.

    ResponderExcluir
  3. Jeferson,
    Venho aqui externar que esse Avaí é uma das artes "conceito camisa" mais bonitas que vc já fez. Parece não haver distinção entre a matiz de cor do acrílico e da arte que foi utilizada como fundo do vitrine. Fascinante.
    Fico aqui pensando como ficaria um Sport nesse toque genial que vc aqui expõe, ou seja, a camisa com o escudo ampliado do time.
    Embora seja recorrente, o elogio e a crítica são combustíveis de todo trabalho ou arte, porém, a vc só há espaço para elogios, pois não há como não admirar o seu trabalho cuja criatividade anda lado a lado com o inesgotável.
    Saudações, amigão.
    O botonismo precisa de gente como você.
    Continue assim: ARTISTA!
    Adolfo

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, Adolfo
    Espero estar sempre à altura de elogios como este seu, meu amigo. Esse é verdadeiramente um combustível para minha criatividade e meu capricho com as coisas do futebol de mesa.

    ResponderExcluir
  5. Supimpa esta nova aquisição do meu grande amigo Mário Schumacher!
    Parabéns Jeferson por mais esta obra de arte e Schumi pela contratação desta equipe.
    Abração,
    Férrer

    ResponderExcluir
  6. Tenho acompanhado os teus trabalhos e realmente são dignos dos maiores elogios. E este, em especial, está lindo! O detalhe do círculo em azul escuro, a textura, o emblema do clube e número da camisa em destaque deram um excelente efeito. Mas nada é ao acaso, foi feito para o Mário Schumacher. O Mário é uma das figuras mais estimadas por nós botonistas catarinenses, além de ser um craque da bolinha de feltro e meu amigo.
    Abraços e sucesso!
    Ivo Luiz Castro

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Ferreirinha, Parabéns ao Schumacher realmente. É muito bacana podercriar artes para times regionais que fogem um pouco à coisa padrão (grandes times europeus). Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ivo,
    Poxa cara, muito obrigado pelas palavras, aliás, por elas pude perceber que vc é daqueles atentos aos mínimos detalhes. Continue nos presenteando com suas visitas e com os conselhos sempre bem- vindos. Grande abraço.

    ResponderExcluir