Ainda seguindo aquela linha de artes desenhadas para times de estados brasileiros que ainda não tive a felicidade de visitar (se bem que não sou um cara muito rodado, pensando cá com meus botões... rsrsrsrs) trago para a apreciação do amigo leitor este Tupi de Minas Gerais.
Um time de arte especialmente simples. de traços muito bem delineados, mas que ganha uma sofisticação que salta aos olhos justamente em função do que tem de mais simples - a relação do branco com o preto, não apenas o preto da arte, mas o preto que se estende pela noção geral do projeto.
Se o amigo está acostumado a ler as minhas postagens com alguma frequência, já me deve ter visto resmungando a dificuldade que certas cores de acrílico oferecem para a criação de algumas artes. Se determinados tons de azul, de amarelo, de vermelho e principalmente de verde (este último faz com que eu me sinta um amador a cada projeto e julgo que ainda preciso aprender muito para produzir boas artes em botões verdes) - devo considerar que o preto é a melhor das cores do acrílico para trabalhar. É praticamente impossível estragar a beleza de um time preto com uma decoração.
Não foi proposital a escalação dos times pretos nas três primeiras enquetes do "Desafio de Vitrine" mas quando fui observar, os três primeiros desafios foram vencidos por botões pretos. Isso fez inclusive que eu parasse de colocá-los nos últimos desafios, até para não fazer do Super-roll de dezembro um festival de times pretos.
Enfim, se alguém estiver considerando a hipótese de encomendar um novo time mas anda indeciso sobre a cor de botões, fica aí a sugestão. O preto não tem erro. Considere também a infinidade de times que levam preto como uma de suas cores oficiais e tantos outros que usam preto num terceiro uniforme eu coisa semelhante.
Ah, já ia me esquecendo de mencionar que este time foi desenhado para um dos botonistas mais conhecidos e respeitados da história do futebol de mesa - José Grossi Sobrinho, ou melhor Seo Juquita. Um mineiro radicado no Paraná que simplesmente trouxe o futebol de mesa para a região de Londrina no final da década de 80. É lógico que desenhar este vitrine para ele foi um trabalho revestido de significado e responsabilidade.
Fichamento
.......................
Fabricante de material: Lima Botões
Arte: Jeferson Carvalho
Lançamento: novembro de 2009
Dono: Josó Grossi Sobrinho (Londrina-PR)
Avaliação técnica: 9,0
Nota jurada: 8,0/8,5/7,0/8,0/8,0 (parciais) 8,0 (média)
Average: 8,5
O elogio não se deve apenas por ser o time de meu pai, mas gostei, "simples" e bonito.
ResponderExcluirÉ verdade que perto e branco sempre é mais fácil de se trabalhar, porém fugir da mesmiçe é a dificuldade, nesse caso a quebra da linha branca com o arredondamento superior tornou visualmente macio e agradável a decoração, a numeração com o efeito plástico tambem deu um efeito de relevo muito legal, maravilha.
ResponderExcluirObrigado Ernani... mas sabe, como nosso querido Juquita (seu pai) é um senhor, e o próprio fato de ele ter escolhido decorar um time que remonta sua própria história de vida, suas origens, seus primórdios, me impeliram a tratar essa arte sob uma estética mais clássica, mais tradicional. E a verdade é que "o que é clássico nunca sai do tom, nunca sai de moda". Obrigado pelo carinho da visita e do comentário.
ResponderExcluirE aí Dr. Botão? meu amigo Akiles...
ResponderExcluirÉ verdade, muito bem observado - o arredondamento das extremidades das faixas brancas é de fato o único toque de "arrojo",digamos assim, nesta arte tão clássica, de harmonia tão tradicional.
Obrigado por prestigiar sempre o meu trabalho.
Grande abraço
Uma coisa que me deixa bastante contente é o fato de alguns botonistas pedirem botões de times brasileiro. Não sou contra os times estrangeiros, até tenho dois dos mais bonitos feitos pelo Jeferson (Arsenal e Olympique), mas acho que temos que valorizar também o que é nosso. Todos nós torcemos por times daqui, então deviamos pelo menos ter na caixinha um desses times.
ResponderExcluirLindo esse Tupi (só podia ser do grande Juquita), assim como o Avai, o Sport, os Corinthians, os Palmeiras (especialmente aquele azul), Flamengos, o Vasco e tantos outros que estão nesse blog. Parabéns a todos.
E aguardem... logo estará aqui o "Poderoso Tubarão".
Abraços a todos.