14/11/2009

Palmeiras - BRA (8,5)

Este foi o primeiro time do modelo vitrine desse contratante. Pedro Prando, no entanto, desde antes de encomendar os botões com o fabricante (artesão) já tinha muito claro o que queria para seu primeiro time. Queria um Palmeiras, time pelo qual torce e também pelo qual torce o seu avô. A propósito, um fato curioso é que este time tem a inferência de duas gerações: a dele (garoto ainda) e a de seu avô (longos anos de torcida pelo Palestra). E esse cruzamento de inferências de certa forma se vê registrado nesse projeto.
A escalação foi elaborada pelo avô com uma seleção de craques que vestiram a camisa do clube e que nenhum palmeirense ousaria por defeito. Pedrinho, em contrapartida, fez questão de optar pelo moderno visual da camisa azul (3º uniforme 2009/10) que atualmente faz grande sucesso entre os torcedores, chegando a desbancar a camisa verde-limão que parecia insubistituível depois da temporada 2008/09.
Talvez não saiba ele, Pedrinho, até por sua pouca idade, que ironicamentre a camisa que ele me pediu para reproduzir neste projeto, de novidade não tem nada. Muito pelo contrário, trata-se de uma camisa carregada de história e tradição.
Para começar, o escudo é a chamada “Cruz de Savóia”. Foi a família Savóia que protagonizou a unificação da Itália como Estado na segunda metade do século XIX. A cruz vermelha e branca é o brasão da família. O primeiro escudo do Palmeiras foi o PI, utilizado em 1914 e 1915. A Cruz de Savóia fez parte do uniforme principal do clube em 1916. Já a cor em azul faz referência à squadra azzurra (não diretamente à seleção italiana de futebol). O azul era a cor oficial da realeza italiana e o exército adotou o mesmo tom, ficando conhecido como a squadra azzurra, ou o esquadrão azul. Por este motivo, em todas as modalidades esportivas, a cor adotada pelas equipes que representam a Itália é o azul. O uniforme azul do Palmeiras foi utilizado na década de 20 e posteriormente em alguns jogos nos anos 50.
Como se pode perceber, mesmo não sendo Palmeirense, aprendi muito ao estudar para fazer este projeto e, até por isso, trouxeram-me enorme prazer o tempo e o cuidado gastos com ele. Espero que ambas as gerações tenham gostado do resultado - neto e avô.

Fichamento:
.............................
Fabricante de material: Lima Botões
Arte: Jeferson Carvalho (sob demanda)
Lançamento: novembro de 2009
Proprietário: Pedro Prando (Londrina PR)
Avaliação técnica: 9,0
Nota jurada: 8,0/8,5/7,0/8,0/8,0 (parciais) sn (8,0)
Average: 8,5

2 comentários:

  1. Um pouquito mais de hitória:
    Em 1954, na disputa final pelo título Paulista (IV Centenário de SP), motivado por um MACUMBEIRO, o Palmeiras entrou em campo de AZUL para enfrentar o Corinthians.
    Resultado final: 1 x 1 e o título foi parar no Parque São Jorge.
    Título que valeu ao Corinthians o título de CAMPEÃO DOS CENTENÁRIOS.
    Nosso amigo Pedrinho Prando merece e tenho certeza terá muitas alegrias com este belo time.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A um breve perpassar d'olhos sobre essa arte, não posso deixar de registrar que o azul da arte praticamente a coloca como uma continuidade de seu corpo acrílico. Isso traz uma sintonia, uma conformidade, com o projeto, que o torna muito bonito. Mesmo não sendo um fã do Palmeiras, pessoalmente acho que o fabricante dessa camisa foi muito feliz. E o botão pronto com a arte replica bem isso. Palmas pra vc, Jeferson, mais uma vez, e sucesso ao certamente feliz proprietário do time. Abraços, Adolfo

    ResponderExcluir