Não há muito o que falar sobre este projeto. Mas se ele está aqui exposto, isso se deve principalmente ao fato de que muito me agrada projetos que primam pela simplicidade. E este botafogo é, sem sombra de dúvidas, um lindo time, um lindo projeto graças à simplicidade nele empregada e principalmente à sensibilidade e bom gosto (do próprio contratante, que fique claro) na escolha de botões na cor cinza e não pretos como escolheriam os mais ortodoxos.
Aproveito este post apenas para compartilhar uma curiosidade com os colegas leitores. Meses atrás correu uma pesquisa com consulta a designers de vários países à fim de apontar os mais belos emblemas de futebol do mundo. E adivinhem... o primeiro lugar foi para o glorioso clube da estrela solitária.
Não vou discutir aqui os méritos da pesquisa e tampouco os critérios adotados por estes "especialistas em imagem" para nortear esta escolha, mas meu amigo Alexandre Fígaro, aqui de Londrina e um dos consultores do Blog Vitrine do Botão é prova de que pouco tempo antes da divulgação dessa pesquisa, eu já apontara o emblema do Botafogo numa lista como sendo um dos 5 mais perfeitos do futebol. O meu critério? Sobretudo a simetria.
Em design, a lição número 1 é sobre simetria, e a número 2 sobre os riscos de desafiar este princípio básico - o da simetria. Outros atributos importantes e dignos de menção no emblema do Botafogo é a identidade. Recordo-me que meu filho, desde que tinha 2 anos (época em que o presenteei com 16 times de botão da Gulliver) reconhece o emblema do botafogo quando o vê. E lógico, por último, a simplicidade/clareza, encarregada por transmitir de forma direta e poderosa a identidade visual de qualquer marca.
O resultado da aplicação do mesmo princípio da simplicidade no projeto deste Botafogo agradou em cheio ao contratante do projeto que se encantou logo de cara com esta versão da arte em detrimento aos outros modelos que lhe apresentei. Creio que seu bom gosto de norteou pela mesma premissa. Acredito muito no poder da simplicidade e dela partem todos os meus projetos mais recentes. E sobre essa tendência falarei em meu próximo post. Até lá.
Fichamento
.......................
Fabricante de material: Lima Botões
Arte: VITRINE DO BOTÃO
Lançamento: Janeiro de 2010
Dono: Paulo Celso Nicolelis (SP)
Avaliação técnica: sn
Nota jurada: sn/sn/sn/sn/sn (parciais) sn (média)
Mais uma vez parabéns pelas artes apresentadas, digo que seu trabalho tem sido grande fonte de inspiração e realmente mudou o meu jeito de montar uma arte. Amigão, continue assim nos brindando com designers surpreendentes como no caso da Inglaterra... Parabéns pela matéria no Youtube, diria simplesmente que você é o cara....
ResponderExcluirAbraços, José Augusto - Gutto.
Muito obrigado pelas palavras José Augusto, saiba que me são muito valiosas e ficam guardadas como um prêmio, um verdadeiro troféu.
ResponderExcluirContinue nos presenteando com suas visitas.
Ahh.. e já que vc cria artes pros seus botões também, me manda por e-mail pra eu dar uma olhadinha, aposto que eu também devo me inspirar. É sempre bom ver coisas novas e diferentes.
Grande abraço.
Simplicidade é a palavra-chave para as mais bonitas artes que vejo aqui.
ResponderExcluirEsse Botafogo é digno de nota... como pode um botão "cinza" ficar tão bonito?? É só inserir nele uma arte do nosso amigo Jeferson e pronto.
Maravilha!!
Valeu Jefferson !!! Te mando sim, o meu e-mail é jpassagem@oi.com.br, me manda uma mensagem para um poder responder por cima... Abração...
ResponderExcluirMarco Antônio, vc disse pouco mas disse tudo. Realmente nãoé fácil dar vida a um botão cinza.
ResponderExcluirParece uma cor neutra mas acredite... não é. é preciso criar alto-contraste, caso contrário, corre-se o risco de apagar tanto a cor principal quanto a cor do baixo-contraste.
Obrigado pelos toques aqui no blog e pelo carinho com o meu trabalho.
Grande abraço ao amigo.E boa sorte no seu retorno a Curitiba.
Esse Botafogo ficou lindo....
ResponderExcluirObrigado Jeferson
ResponderExcluirRealmente lindo e o mais imprressionante
é que é justamente a simplicidade dos elementos
que nos provoca essa impressão,não é mesmo?
Grande abraço, espero continuar merecendo suas visitas e seus comentários.