Este foi meu time de competição por 2 meses (entre dezembro passado e fevereiro de 2010). Tinha medidas bem específicas e era uma tentativa de sanar um problema de peso (medida da cavada) verificado no titularíssimo Roma - que tinha medidas muito parecidas. Mas o presente post, obviamente, não se destina a abordar esse tipo de questão. Na verdade pretendo tecer alguns comentários acerca da arte que desenhei para o mesmo.
Como o amigo leitor que me acompanha já deve ter percebido, ele foge bastante às razões estéticas que norteia boa parte dos projetos expostos aqui no Vitrine do Botão nesses 7 meses de existência. Em vez do requinte nos elementos, da sofisticação e da riqueza dos detalhes, optei pela mais absoluta simplicidade. A ideia desde quando encomendei os botões (brancos) era criar uma arte que desafiasse a lógica das artes mais "normais" digamos assim, e que se fizesse reconhecer sem a necessidade do uso do emblema.
Para isso precisaria de uma camisa bem conhecida. E foi por isso que optei por representar neste projeto a camisa do Real Madrid, o maior clube do futebol mundial e o time de camisa mais largamente exposta na mídia recentemente. Afinal, quem na face da terra não viu esta camisa nas apresentações à torcida dos craques Kaká e principalmente Cristiano Ronaldo (maior transação da história) no Santiago Bernabéu?
Mas não pensem os amigos que esse desejo, essa "fissura pela simplicidade" brotou do nada. Foi, na verdade, fruto de um longo exercício de experimentação. Muitas tentativas de encaixar os elementos, os detalhes da versão 2009/10 da camisa do clube merengue. Creio optar pela mais simples das idéias foi, de certa forma, fruto de toda essa exploração.
Abaixo alguns dos modelos experimentados e que ficaram no papel:
A imagem dos 20 modelos perfilados àcima serve também para que aqueles que nunca contrataram uma arte aqui do blog conheçam um pouco do modus operandi do Vitrine do Botão - em que diversos modelos são criados sob encomenda e oferecidos para que o cliente tome sua decisão de acordo com suas preferências.
Bem, mas voltando ao assunto - o processo de criação do time da fotografia -O desafio era, então, fazer um time de botão que fosso reconhecido (como sendo um Real Madrid) mesmo à uma certa distância, com identidade visual capaz de torná-lo reconhecível por algum aspecto do design de seu uniforme. E para exagerar ainda mais esse meu experimento minimalista, escolhi manter o único elemento que não poderia mesmo ser suprimido da arte (por força da regra) - os números.
Essa opção, que em tese simplificaria o projeto e, consequentemente, meu trabalho de criação, escondia horas e horas de trabalho no Corel Draw, programa no qual confesso não ter a mesma proficiência que tenho no Photoshop - onde desenvolvo a arte final de todos os meus projetos.
As empresas de material esportivo não disponibilizam as fontes exclusivas dos uniformes por elas desenvolvidos em nenhum formato e me restou apenas uma opção... usando fotos (captadas em sites de vendas de camisas de futebol espalhados pela internet) recriar as fontes uma a uma em traço vetor para poder utilizar com liberdade de escala e resolução que a impressão requeriam. à propósito, para os mais atentos, não passará despercebido o fato de que o as fontes trazem na extremidade inferior o emblema do clube em preto e branco. Apenas um pequeno desafio à mais na árdua tarefa de desenvolver todas essas fontes,como os amigos podem imaginar.
E para que não me julguem um completo egoísta...
aí estão as fontes que tantas horas de trabalho me tiraram, para aqueles que quiserem brincar de criar um Real Madrid. Abraço aos fãs do Vitrine.
Fichamento
.......................
Fabricante de material: Lima Botões
Arte: VITRINE DO BOTÃO
Lançamento: Novembro de 2009
Dono: Jeferson Carvalho (PR)
Avaliação técnica: sn
Nota jurada: sn/sn/sn/sn/sn (parciais) sn (média)
Jeferson, é bom novamente ver o blog VITRINE a pleno vapor.
ResponderExcluirQue mais e mais times apareçam e que possamos apreciar cada dia mais essas belas artes.
Abração e Sucesso !
É isso aí, amigo. Esse site precisa estar em constante "movimento".Afinal, arte é isso mesmo, diversficada e insaciável, ainda mais quando emerge do talento indiscutível e infindável do Jeferson Carvalho. Vida longa ao Vitrine!
ResponderExcluirAbraços
Obrigado Alexandre por seu apoio.
ResponderExcluirO Vitrine do Botão não seria o que é se não fosse o seu incentivo e sua amizade.
parabéns também a vc pelo Blog do Novíssimo Fenix Londrina http://fenixfutmesa.blogspot.com
que à propósito estpa muito bacana.
Certeza de sucesso, meu velho, como tudo em que vc coloca suas dedicadas mãos.
Grande abraço.
Valeu Adolfo.
ResponderExcluirMovimento. Adoro Expor as produções aqui no Vitrine do Botão mas devo confessar que a demanda de encomendas andam me obrigando a ter de escolher: Ou atendo ao pedido, ou escrevo para o Blog.
Eita Dúvida cruel.
Mas vou tentar adequaqr melhor meus horários e não deixar este espaço desatualizado.
Afinal, o carinho dos amigos para com cada post aqui publicado, justificam todo e qualquer esforço.
Obrigado mesmo Adolfo.
Jeferson, acompanhou seu blog desde o início, e sou fascinado pelos seus trabalhos. Queria de ta uma ajuda, li este post e, como eu tbm uso um pouco o Corel, imaginei o tamanho do teu trabalho pra vetorizar cada número e letra, estão esse site disponibiliza algumas fontes em formato .ai, inclusive tem a do Real Madrid, espero ter ajudado.
ResponderExcluirhttp://www.switchimageproject.com
Abraço.
Pedro, quero agradecer ao amigo primeiramente pelo carinho para com meu trabalho e para com o Vitrine do Botão.
ResponderExcluirQuero também agradecer por este toque quanto às fontes. Eu até já conhecia o http://www.switchimageproject.com porém quando desenvolvi esta arte, recordo-me de não encontrar ainda disponíveis em nenhum site.
E olha que eu procurei viu!!! Mas não teve jeito de fugir desse trabalhão.
Muito obrigado, cara, e espero continuar merecedor de suas visitas.
Grande abraço.
Muito bom até que enfin a visão do blog está mudando abrir os escudos para aguçar a galera é uma ótima opção acho que vc deveria fazer isso com os outros escudos do blog ou pelo menos com os mais antigos assim os pedidos aumentaria (minha modéstia opnião)
ResponderExcluirQue é isso, Angel?
ResponderExcluirSua "modesta opinião" é tão bem vinda aqui no Vitrine quanto de qualquer outro visitante, meu amigo.
Vou guardar com carinho esta sua sugestão e pensá-la para os próximos projetos. Afinal, é de sugestões positivas como esta sua que o Vitrine do Botão nasceu.
Porém, com relação a aumentar os pedidos, não sei não se eu aguentaria, rapaz... a demanda já anda tão alta quanto eu creio poder atender.
Espero continuar merecendo sempre suas visitas. Um grande abraço.
Esse time deve ter vencido "algumas" Copas Pastel, heim??
ResponderExcluirSimplicidade e um conceito um pouco diferente, com destaque para os números e o nome do jogador, como nas costas das camisas... diferente, mas não menos bonito.
Digno de voltar à atividade, amigo Jeferson...
É simplesmente Jefer...SHOW!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirProcesso criativo em todas as fases, com direito a números e letrinhas... Visito todo dia esperando novidades... Um abraço, Gutto.
PS: te enviei o Uruguai por email.
Valeu Gutto, Te agradeçopelo incentivo.
ResponderExcluirEsse é meu combustível para novos projetos.
O Pedro Henrique num comentário aí para cima mencionou o blog http://www.switchimageproject.com
dizendo que lá disponibilizam as fontes do Real Mardid, porém, se você tiver acesso às fontes, perceberá que não são perfeitas. O Número "3" é um bom exemplo disso. É completamente diferente. Gosto muito e valorizo demais a filedidade neste projeto. Creio que precisava manter absoluta fidelidade quanto às fontes(afinal o projeto tinha apenas esse elemento linkando-o ao uniforme para trabalhar).
Recebi seu Uruguai por e-mail, e tomei um susto!!
Recentemente me encomendaram uma seleção do Uruguai e meus previews ficaram realmente parecidos com os teus. Você está de Parabéns, cara. Tem de expor estas criações, garoto.
Sinto que logo terei concorrência pesada.
Vou lhe enviar os modelos que desenhei por e-mail para você poder comparar e ver se não tenho razão.
Grande abraço.
Valeu Jeferson !!! Aguardo seu e-mail, conte comigo no que for preciso... estou aqui pra contribuir sem concorrência... sou apenas um discipulo seu... e ainda mais agora que soube que vou ser papai... Meu tempo que é escasso para dedicar a produção de botões ficará mínimo daqui alguns meses... Um abraço, Gutto.
ResponderExcluirGuto, meu velho
ResponderExcluirAcabo de te enviar o e-mail com os previews que criei para um cliente de São Paulo dois meses atrás.
Parabéns pela paternidade. Saúde e sucesso pra esse herdeiro (ou herdeira, né?) que vem por aí.
Grato por tudo, cara.
É verdade, Marcão...
ResponderExcluirE cá entre nós, não é qualquer time no mundo que provocaria o mesmo efeito, não é mesmo?
Ou teria graça decorar um botão com uma arte que só dissesse com uma fonte bem grande:
9 - Orlandinho???
entendeu o conceito né?
Grande abraço. Sorte e competência aí amanhã na 2ª Corrida de Prata da Liga Metropolitana.