11/02/2010

Santos - BRA (ainda não-avaliado)


Este projeto fora originalmente desenhado para mim, juntamente com outros "rascunhos" que, por falta de tempo, ou mesmo de motivação, acabou encostado no ano passado, à despeito da beleza e do requinte que, logo à primeira vista, chamam a atenção.
Em visita ao meu "ateliê" no início do ano, um querido amigo botonista da cidade de Curitiba, Paulo Duleba, se encantou com esta arte exposta num painel que montei para exibir alguns dos meus trabalhos aqui no meu escritório.
Santista desde os tempos em que o esquadrão de Vila Belmiro dominava o futebol mundial, Paulo sentou-se para um café da tarde e, entre um pedaço de bolo e outro, imaginava como ficaria esta arte aplicada a um botão preto perolado que acabara de adquirir - e escalado com os cracaços que fizeram sua juventude muito feliz- O Santos na década de 60 tinha o melhor ataque da Terra/ Dorval, Mengávio, Coutinho, Pelé e Pepe - um time tão esplendoroso que rendeu ao clube, décadas depois, uma honraria da FIFA de melhor time do século nas Américas. Honraria dada apenas a outro gigante do futebol, o Real Madrid (na Europa).
Mas, voltando ao assunto central dessa postagem, ou seja, a arte desenvolvida para este Santos, percebe-se que se trata de uma arte mais conceitual, com largo desprendimento da idéia do uniforme, por vezes desrespeitando até mesmo a impostação de cores tradicional ao clube (o branco está quase que completamente ausente na arte, dando lugar ao prateado). Usa-se também dourado na fonte dos números, o que eleva ainda mais a sofisticação visual do projeto.
Além disso, há um uso abundante de elementos tridimensionais, como o emblema, as estrelas e os próprios números, o que permitiu um belo jogo de brilho e sombra sob a vitrine.
Ao ir embora, o sempre falastrão Sr. Duleba agradeceu (pelo time e pelo café) e, como um sogro, um pai, um conselheiro matrimonial, ou sei lá o quê, deixou minha casa dando sugestões à minha esposa de como deveria impor novas regras e me obrigar a lavar a loça e ajudar nos afazeres domésticos. Se ele soubesse o efeito devastador destes conselhos na minha rotina da semana seguinte... não apareceria aqui tão cedo. rsrsrrs.
Parabéns pelo time Paulo. Obrigado pela visita, velho amigo. Te aguardo para uma próxima.

Fichamento
.......................
Fabricante de material: Pexe Botões
Arte: VITRINE DO BOTÃO
Lançamento: Janeiro de 2010
Dono: Paulo Duleba (Curitiba PR)
Avaliação técnica: sn
Nota jurada: sn/sn/sn/sn/sn (parciais) sn (média)

6 comentários:

  1. Sou fã de botões perolados. Parecem acender em conjunto com a arte feita para eles. Esse Santos é simplesmente magnífico, ainda mais por retratar o imaginário dos que gostam futebol e conhecem um pouco de sua história. Demais mesmo!O grande problema, Jeferson, é que ao ver suas artes novas a mão fica coçando para aumentar a coleção de vitrinados.
    Lindo demais o Santos. Nota 10.
    Abraços,
    Adolfo

    ResponderExcluir
  2. O Duleba dando conselhos matrimoniais??? Se ele não os desse aí sim eu estranharia... hehehe...

    Qualto ao time, tive o prazer de vê-lo ao vivo... arte maravilhosa em um botão realmente lindo.

    Parabéns ao artista Jeferson e ao Duleba pela aquisição.

    ResponderExcluir
  3. Adolfo, meu amigo
    Acho que vc está entre os maiores colecionadores do modelo Vitrine do Brasil. O mais bacana é que seus times são sempre botões mais elaborados,geralmente mais sofisticados.
    É um sujeito de extremo bom gosto.
    Parabéns pela coleção.
    Ahh, e coleção é feita para se aumentar, não é mesmo?
    Logo teremos novidades!
    Grande abraço ao amigo.

    ResponderExcluir
  4. Ai Marco Antônio, se vc soubesse como o Paulo Duleba gostou do bauru de assadeira da Maria Eli!! rsrsrrsrs
    E o bolo? chegou a derrubar uns pedaços no chão, e tudo, o homem. Mas tudo bem. Assim como vc, Paulo é um grande amigo e as portas aqui de casa estarã sempre abertas para vcs.
    Um grande abraço, cara.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Jeferson, já tenho uns 15 por aqui. E digo a você que como um apaixonado incorrigível desses modelos,estou deveras ansioso para ver o que vai dar nos meus 2 próximos filhos.Estou resolvendo lhe dar total liberdade para escolher, inclusive, os times, pois, mesmo diante de tanto trabalho nesse seu nobre ofício de criar, acho que sua mente trabalha muito bem com tanta demanda, basta ver o que vc anda fazendo por aqui: somente gol de placa!
    Adolfo

    ResponderExcluir
  6. Esse time é um dos q eu mas gosto do vitrine do Botão

    Abrass

    Dudú

    ResponderExcluir